Comboios.org

Forum de discussão sobre Comboios Portugueses Virtuais e Reais.

Utilizadores Homepage Utilizadores Forum Utilizadores E-mail  UtilizadoresProjectos UtilizadoresAlbum UtilizadoresLigações UtilizadoresGaleria FAQTrainSim  FAQTrainz 
Data/Hora: Terça Set 07, 2010 21:13:33

Todos os horários são GMT

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 16 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Tua Património
MensagemEnviado: Sexta Jul 30, 2010 11:08:07 

Registado: Terça Set 23, 2008 20:25:05
in "Público"

Classificação da linha do Tua faz parar obras da barragem

O Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar) aceitou a petição assinada por cerca de cinco mil pessoas para a classificação da Linha do Tua como Património de Interesse Nacional. A petição foi entregue a 26 de Março e mereceu agora parecer favorável do Igespar, que abriu um processo de classificação, o que implica a suspensão de obras na linha.
Os trabalhos da barragem deveriam avançar em Dezembro.

Para já, ainda não decorrem trabalhos, mas a EDP abriu na semana passada um concurso para a construção da barragem de Foz Tua, cujos trabalhos prevê começar até Dezembro. Quando concluída, a barragem vai inundar parte da linha do Tua. A publicação do aviso de abertura do processo de classificação, por parte do Igespar, deverá ser publicado em Diário da República nos próximos dias.

Em comunicado, os subscritores da petição consideram que "a Linha do Tua merece a classificação como Património de Interesse Nacional, não só pelo papel histórico que desempenhou e pela obra-prima de engenharia portuguesa que constitui, mas também, e ainda, como exemplar único do património ferroviário e industrial do nosso país". Os requerentes consideram ainda "que este património tem elevado potencial para o desenvolvimento turístico para a região e que tem que ser preservado e valorizado".

José Silvano, presidente da Câmara de Mirandela, considera que a suspensão das obras é uma "boa notícia" e mostra-se incrédulo com o concurso de construção da barragem, "quando ainda decorre um processo de consulta pública até 9 de Setembro do Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução".

O processo de classificação da linha do Tua será agora apreciado por um conselho consultivo do Igespar.

Até ao fecho desta edição não foi possível obter um comentário da EDP sobre esta matéria.

Assunto da Mensagem: Re: Tua Património
MensagemEnviado: Sexta Jul 30, 2010 11:09:02 

Registado: Terça Set 23, 2008 20:25:05
Está-me cá a parecer que vamos ter matéria para vários anos. Neste "thread". E não só.

MensagemEnviado: Sexta Jul 30, 2010 14:15:27 

Registado: Sábado Jul 10, 2010 1:03:06
Aleluia, uma grande notícia para todos aqueles, tal qual eu, defendem a linha do Tua e a suspensão da barragem!
Agora esperam-se as cenas do próximo episódio!

MensagemEnviado: Sexta Jul 30, 2010 16:03:39 

Registado: Segunda Jul 31, 2006 12:26:12
O que eu me ria...

Mas tenho um mau pressentimento...

MensagemEnviado: Sexta Jul 30, 2010 16:28:26 

"Catado" daqui: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1630713

Processo de classificação do Tua «não interfere» com a barragem
A ministra da Cultura considerou que o processo de classificação da linha ferroviária do Tua como monumento nacional «não vai interferir» com a construção da barragem de Foz Tua.

Gabriela Canavilhas, ministra da Cultura, diz que os dois processos não têm nada a ver um com o outro

O processo foi desencadeado por um requerimento subscrito por mais de uma centena de pessoas ligadas ao mundo artístico, cultural, político e à "luta do Tua" e seguiu-se a uma petição com mais de cinco mil assinaturas com o mesmo objectivo que não teve sequência na Assembleia da República.

Esta sexta-feira, à margem da inauguração do Museu do Côa, em Vila Nova de Foz Côa, a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, declarou aos jornalistas que o procedimento «não vai interferir em nada com a barragem».

«É uma garantia que podemos dar», declarou a ministra, explicando que aquele procedimento é «absolutamente normal» e que «ainda nem sequer começou oficialmente».

Contudo, esclareceu que «independentemente do resultado», o processo do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar) relacionado com a classificação da linha do Tua, não irá impedir a construção da barragem

O concurso para a construção da barragem já foi lançado, estando prevista para Outubro a entrega de propostas.

A EDP prevê arrancar com as obras antes do final do ano, embora ressalve que estes procedimentos nunca avançarão antes da aprovação do RECAPE - Relatório de Conformidade Ambiental - que se encontra em discussão pública até 6 de Agosto e que decidirá o impasse entre a linha e a barragem.

Os defensores da linha do Tua consideram, no entanto, que a abertura da classificação da ferrovia transmontana deve travar a construção da barragem.

(é engraçado constatar a preocupação da sra ministra da CULTURA em garantir que a classificação de uma estrutura como PATRIMÓNIO NACIONAL não irá impedir a construção de uma barragem que irá DESTRUIR, ainda que parcialmente, a tal estrutura)

MensagemEnviado: Sexta Jul 30, 2010 17:04:34 

Registado: Sexta Set 26, 2008 21:21:13
Joselini Escreveu:
(é engraçado constatar a preocupação da sra ministra da CULTURA em garantir que a classificação de uma estrutura como PATRIMÓNIO NACIONAL não irá impedir a construção de uma barragem que irá DESTRUIR, ainda que parcialmente, a tal estrutura)

Pois, realmente não entendi muito bem a declaração da sra... Será que esta merda está toda a saque?
Era de aprovar um PIN no sítio onde estão os Jerónimos, já agora.

MensagemEnviado: Sexta Jul 30, 2010 19:00:09 

Catado daqui http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1630758
Citar:
Defensores da Linha do Tua estranham posição da ministra

Manuela Cunha, primeira subscritora do requerimento em defesa da Linha do Tua, «estranha» o facto de a ministra da Cultura dizer que o processo de classificação daquela linha como monumento nacional «não vai interferir» com a construção da barragem de Foz Tua.

Os defensores da Linha do Tua consideram que a abertura da classificação da ferrovia transmontana deve travar a construção da barragem.
Para Manuela Cunha, Gabriela Canavilhas, enquanto ministra da Cultura, «devia estar preocupada com a defesa e a conservação do património» do país.
Esta sexta-feira, a agência Lusa deu conta de um parecer da Direcção Regional de Cultura que defenderá que o processo de classificação não impede a barragem, dizendo que já existem antecedentes, como o Castelo do Lousa no Alqueva.
Manuela Cunha leu esta parecer e considera que a interpretação feita é «abusiva». «Este parecer é um relatório muito bem feito e não foge à problemática da barragem, mas o que o técnico faz é relembrar que houve já casos em Portugal onde património classificado foi ameaçado», não dizendo «nunca que uma coisa não impede a outra», disse.

(Portanto, como já temos um antecedente de destruição de património classificado, nada impede que todo e qualquer património classificado seja destruído! Boa!)

(Sou só eu que acho estranho que a direcção regional (de Bragança?) de Cultura tenha sentido uma súbita necessidade de dizer que a barragem pode ser construída, mesmo que isso implique a destruição de um património cultural de importância ímpar para aquela região?)

Percebem agora o meu pressentimento de que falava há pouco?
Isto são encostas que sentem uma súbita necessidade de ruir, carruagens que sentem uma súbita necessidade de descarrilar, património histórico que sente uma súbita necessidade de arder, gente importante que sente uma súbita necessidade de betão, autarcas que sentem uma súbita necessidade de ter um lago por entre penhascos, governos que sentem uma súbita necessidade de fechar linhas sem qualquer problema, responsáveis da cultura nacional e regional que sentem uma súbita necessidade de desprezar património classificável... Não sei, há algo nestas súbitas necessidades que me faz pensar... e agoniar...

MensagemEnviado: Sábado Jul 31, 2010 16:36:32 

Registado: Domingo Jan 21, 2007 13:01:36
Citar:
Está na hora de irmos fazer uma auto-estrada no espaço do Mosteiro da Batalha.

Já valia a pena fazer o TGV no Mosteiro dos Jerónimos.

"Bora" fazer um Porto Marítimo na ponta de Sagres.

Porque não fazer um aeroporto no Centro Histórico de Lisboa!? :twisted:

Se a construção de obras públicas que eventualmente destruirão marcos histórico-culturais não é nada preocupante, porque estamos nós a poupar certas coisas e a desviar certas obras? "BOTA TUDO ABAIXO!!!"

O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas
Napoleão Bonaparte
Imagem

MensagemEnviado: Sábado Jul 31, 2010 17:56:50 

Registado: Terça Set 19, 2006 20:41:51
colin Escreveu:
Será que esta merda está toda a saque?

Eu não sou apologista do uso deste tipo de linguagem aqui no fórum, mas neste caso concreto concordo plenamente e não conseguiria escolher melhores palavras... :roll:

ID #319581 (vascotroni)

http://www.t-trz.com

MensagemEnviado: Sábado Jul 31, 2010 22:42:44 

Registado: Sexta Set 26, 2008 21:21:13
o_maquinista Escreveu:
colin Escreveu:
Será que esta merda está toda a saque?

Eu não sou apologista do uso deste tipo de linguagem aqui no fórum, mas neste caso concreto concordo plenamente e não conseguiria escolher melhores palavras... :roll:

eu também não, mas depois de ver aquelas declarações isto é o mais brando que posso ser...

MensagemEnviado: Sábado Jul 31, 2010 23:38:44 

Registado: Sexta Jun 12, 2009 21:47:23
mtao Escreveu:
Está-me cá a parecer que vamos ter matéria para vários anos. Neste "thread". E não só.

Possível.

A respeito deste assunto e das várias declarações que têm sido feitas, deixem-me apontar o óbvio: o diabo está nos detalhes.
Acho que nenhum de nós aqui está por dentro dos detalhes do que implica o processo de avaliação do IGESPAR, a possivel classificação da linha do Tua como património nacional: consequências, protecções, restrições e excepções.
A modo que acho que, neste momento, não temos informação para saber se isto vai mesmo levar à preservação da linha ou se vai ter impacto zero na construção da barragem.

MensagemEnviado: Domingo Ago 01, 2010 2:40:10 
Equipa CPVirtual

Registado: Quinta Jul 14, 2005 22:45:10
Patrimonio subaquatico certamente

Trespassando a propriedade ferroviária desde 1988

MensagemEnviado: Segunda Ago 02, 2010 18:50:20 
Equipa CPVirtual

Registado: Domingo Set 18, 2005 19:17:51
certamente! uma vez que temos o castelo da lousa, uma fortaleza de origem romana com todo um complexo portuário e urbano que está literalmente mergulhado no guadiana.

De qualquer modo, acho que os deensores da linha do Tua devem abrir os olhos e os horizontes para outros argumentos contra a barragem.

é que eu sou contra a barragem do Tua mas não apenas porque quero ver preservado integralmente a linha do Tua.

também quero ver preservada a paisagem, a fauna e a flora e o clima da região . E acho que para bom entendedor, estas 4 palavras já bastam.... e se não bastam... bem.. acho que os empresários agrícolas da região deviam pensar bem no que a barragem lhes vai fazer!!! mas se isso ainda não basta... então pergunto se alguém me saberá dizer porque é os vinhos do dão perderam tanta fama e tantas vendas nas ultimas décadas!!

MensagemEnviado: Segunda Ago 02, 2010 20:10:07 

Exactamente, cmd_srui. Eu acho muito estranho o silêncio dos produtores de vinho do Porto. Será que ainda não se aperceberam do que vai acontecer?

Quanto à paisagem, à fauna e à flora... a generalidade dos autarcas daquela zona é tão incompetente que não consegue galvanizar o turismo numa sub-região que tem tudo para ser uma zona turística de referência para um pequeno mas significativo nicho de mercado. Ou, mais grave ainda, não consegue sequer perceber que tem ali condições naturais para isso! É por isso que não me admiro que a maior parte dos autarcas da zona defenda a construção da barragem por causa dos postos de trabalho (!) e da "atracção turística" que vai ser a albufeira... num país onde há dezenas de albufeiras,a maioria das quais com condições de atractividade que nunca serão atingidas na Foz-Tua! É uma aposta vencedora, sem dúvida...

MensagemEnviado: Sexta Ago 06, 2010 0:55:54 
Equipa CPVirtual

Registado: Domingo Set 18, 2005 19:17:51
Defenderei a Barragem e sucumbirei ao argumento da atracção Turística assim que me consigam apontar vários exemplos dignos de tal 'atracção turística' nas Barragems de Castelo de Bode, Alqueva e Agueira

é que só na Barragem da Aguieira, a existência de 3 ancoradouros e 1 complexo habitacional com vista para o rio não me parece um argumento de peso a favor do turismo nas barragens, até porque estou a referir-me a uma albufeira bastante antiga! será que isso fez valer a pena a perca da paisagem natural, do modo de vida das gentes da região e a perda no sector agrícola e vinícola??? é isso o desenvolvimento sustentável?

MensagemEnviado: Sexta Ago 06, 2010 8:08:00 

Onde leste "desenvolvimento sustentável" não haviam umas letras pequeninas a seguir a dizer " da EDP"? :D

Falando do caso que melhor conheço, Castelo de Bode, existe de facto algum dinamismo turístico, mas estamos a falar de uma albufeira (e de uma envolvente) com condições de tamanho e geometria que propiciam esse dinamismo e que está bastante acessível. Estamos a falar de 1 milhão de pessoas ou mais que vive a menos de uma hora da albufeira. Alarguem um bocadinho esse perímetro e abarcam toda a Grande Lisboa que tem 2 milhões de habitantes... Não esquecer o aeroporto, para a malta que vem "de fora".

Não conheço os planos para a albufeira do Foz-Tua, mas quer-me cá parecer que não vai ter condições de tamanho e geometria sequer comparáveis com Castelo de Bode. Quanto a acessibilidade... nem vou entrar por aí. :?

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 16 mensagens ] 

Todos os horários são GMT

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste frum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  

© 2001, 2009 CPVirtual Group