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MensagemEnviado: Quinta Dez 10, 2009 1:05:30 
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A CP - Caminhos de Ferro de Portugal anunciou que vai suprimir o comboio regional entre Barreiro e o Algarve, explicando que na base da decisão está "uma lógica de racionalização, optimização e correcta utilização dos recursos disponíveis".
A CP defende que para as ligações de longo curso existem os combois Intercidades, que as fazem num menor tempo viagem que os regionais e com um maior conforto para os utentes.

"As actuais ligações do Barreiro ao Algarve apresentam tempos de percurso de 04 horas e 05 minutos e 04 horas e 20 minutos. Por outro lado, existe uma oferta de comboios intercidades praticamente sobreposta a esta que, dada a diferença do tempo de percurso, conforto proporcionado pelo material circulante e as horas de partida do Pinhal Novo, se torna mais conveniente para os clientes", disse à Lusa fonte oficial da CP.

A ligação regional será agora efectuada apenas entre Setúbal e Tunes, o que obriga os utentes que se deslocam do Barreiro ou Pinhal Novo a efectuarem um transbordo em Setúbal, e os utentes que pretendam deslocar-se para o Algarve a fazer o transbordo em Tunes, ou vice-versa.

A CP defende que a principal missão do serviço regional é assegurar mobilidade em percursos de curta/média distância.

"Estes horários regionais implicam menor conveniência na mobilidade regional para os clientes que, a sul da Funcheira, pretendem ir a Faro ou Lagos, para as suas deslocações frequentes", refere a mesma fonte.

"Também no sentido Sul/Norte se verificam idênticos constrangimentos, já que, pelas mesmas razões, Setúbal exerce grande influência nas populações a Norte da Funcheira", acrescenta.

Em contrapartida, vai ser efectuada uma ligação entre a Funcheira e Setúbal durante a manhã e uma ligação no sentido inverso à noite, bem como uma ligação entre a Funcheira e Tunes de manhã e no sentido inverso à noite.

A CP refere que as alterações pretendem facilitar a mobilidade regional para as cidades cujos serviços "servem as populações locais", indo ao encontro "de várias sugestões recebidas no terreno", algumas de autarquias.

"Por outro lado entre Setúbal e Lisboa, Setúbal e Barreiro e no Litoral Algarvio existe uma oferta frequente à qual os novos comboios darão ligação. Foi ainda criada uma nova ligação por sentido a meio do dia na linha do Sul", concluiu.


9 de Dezembro de 2009 | 16:30
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MensagemEnviado: Quinta Dez 10, 2009 9:34:13 
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Basicamente com esta situação, passa a haver transbordo em Setúbal ou Pinhal Novo e a compra de novo título de transporte (suburbano) e outro transbordo em Tunes. Isto é a morte do Barreiro. :evil:

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Modernizem o Ramal da Lousã e concluam o troço Serpins-Arganil. :razz:
Abaixo o Metro do Mondego! :evil:

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MensagemEnviado: Quinta Dez 10, 2009 11:32:21 
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O Barreiro já morreu há uns anos, não é por deixarem de lá parar 2 Regionais que vai piorar.
Quem precisar mesmo de lá ir, apanha um Urbano.

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Nuno MorãoRolaria, pasta e papel.


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MensagemEnviado: Quinta Dez 10, 2009 11:49:32 
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A idiotice está na separação bilhética que penaliza os transbordos, como se os transbordos não fossem em si mesmos penalizantes.

Mas ninguém na CP vê que este sistema tarifário é uma boa m....?

Em tempos, cheguei a pensar que a iniciativa do low-cost para os pendulares era o início de uma mudança de atitude da CP. Mas não. É só mais do mesmo.


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MensagemEnviado: Quinta Dez 10, 2009 14:34:18 
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Penso que estas novas ligações poderão beneficiar as pop. do Alentejo, nas suas migrações para o Algarve e Setúbal.
Contudo considero questionável a teoria de que os IC é que são para o Longo Curso... são sim senhor, mas se passam a ser a única alternativa, então deveriam ser baixados os preços. Aliás as ligações ao Algarve há já muito tempo que se resumem os IC E AP, pois ninguém quererá experimentar um regional que demora tanto tempo, e ainda assim custa practicamente o mesmo que o IC... a fazer tal trajecto (com o regional a terminar no Barreiro não sei porquê).

Onde está a ligação a Lisboa para o povo que não tem 40 euros para uma viagem de ida e volta?


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MensagemEnviado: Quinta Dez 10, 2009 17:04:06 
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Joselini Escreveu:
A idiotice está na separação bilhética que penaliza os transbordos, como se os transbordos não fossem em si mesmos penalizantes.

Mas ninguém na CP vê que este sistema tarifário é uma boa m....?

Em tempos, cheguei a pensar que a iniciativa do low-cost para os pendulares era o início de uma mudança de atitude da CP. Mas não. É só mais do mesmo.


A CP prevê para o ano vir a acabar com esta necessidade de tirar mais de um bilhete para uma viagem.

Citar:
"Já começámos a resolver casos como esse com a implementação do novo modelo regional, que decorre ao longo de cinco fases. De qualquer forma, é nosso objectivo fazer uma reanálise do sistema tarifário global para acabar com essas incongruências." Na área da bilhética a CP espera em 2010 ter concluído o projecto da bilheteira universal (atrasado em mais de um ano) para que os seus clientes possam, em qualquer ponto de venda, comprar um bilhete de qualquer origem para qualquer destino e em qualquer tipo de serviço.
-------------
Fonte: Público

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MensagemEnviado: Quinta Dez 10, 2009 19:51:18 
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Quem ler isto pensará, certamente, que os quadros da CP são todos moços novos que entraram para a CP nos últimos 6-7-8 anos e que não sabem o que havia para trás disso. É que até aí e toda a vida, mesmo antes de 1947, sempre foi possivel comprar um bilhete de qualquer lado para um lado qualquer, inclusivamente com reserva de lugar em estações que não tinham (a esmagadorissima maioria...) computador e para comboios com reserva manual.


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MensagemEnviado: Quinta Dez 10, 2009 20:45:23 
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se eles soubessem como funcionava a reserva de lugares nos íc antes dos computadores matavam se...
Quanto aos bilhetes o método era simples e vantajoso para todos: tudo o que envolvesse diferentes tipos de tarifação era cobrado bilhete quilométrico. Por exemplo sabugo - cacia por linha de cintura. Hoje envolve 4 bilhetes(1 quilométrico para lisboa, 1 zonal para o oriente, 1 de ÍC(a tarifação e livre não sendo proporcional a distância percorrida) para Aveiro e mais um zonal para Cacia) no mínimo... E muitas perdas de tempo. Há uns anos, como ainda havia carradas de inter regionais com uma ampla oferta de lugares e o chefe da estação ainda vendia bilhetes era só chegar lá 5 minutos antes e vendiam nos um bilhete quilométrico para cacia... Assunto resolvido! É por estás e por outras que digo que fora das AM só anda de transportes quem não tem mesmo alternativa. Eu já deixei de andar de transportes há muito tempo. O meu carro da me menos complicações e sai mais barato

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MensagemEnviado: Quinta Dez 10, 2009 21:17:32 
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Até te vendiam no Sabugo um bilhete para Cacia com reserva de lugar no IC entre Lisboa e Aveiro. Os passageiros não eram obrigados a andar de IR. Por acaso o Sabugo já tinha telefones automáticos, era a única estação da linha do Oeste a te-los até à Figueira, que também tinha. Nessas não era preciso passar telefonema registado a pedir a reserva. Nas que não tinham telefone automático passava-se telefonema registado à central de reservas em Lisboa-P ou Porto-C para os comboios com reserva electrónica ou à estação onde o passageiro embarcava para os comboios sem ela e pedia-se a reserva. Os rápidos não eram tarifados ao quilometro. Tinham tarifa autónoma. A tarifa quilométrica de rápido apenas era usada para alguns descontos como por exemplo os quartos dos militares.

Verdade seja dita, quando alguém pedia um bilhete complicado os funcionários tentavam escapulir-se a passa-lo e tendo reserva de lugar pior um pouco. Mas insistindo passavam-no mesmo. Uma estação que passava muitos bilhetes para os Alfas era Cascais e não tinha computador nem nada que remotamente se lhe assemelhasse. Havia muita gente que ia à noite comprar bilhetes para o Alfa do dia seguinte, normalmente até, bilhete apenas de Santa Apolónia a Campanhã e volta.


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MensagemEnviado: Quinta Dez 10, 2009 21:50:18 
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Puro Escreveu:
É por estás e por outras que digo que fora das AM só anda de transportes quem não tem mesmo alternativa. Eu já deixei de andar de transportes há muito tempo. O meu carro da me menos complicações e sai mais barato


Mesmo dentro da AM, se quizeres ir de um ponto A para um ponto B em que nenhum deles seja Lisboa (no caso de Lisboa) tambem não te safas com transportes publicos. Quando o meu irmão trabalhava ali perto da Granja, tinha q apanhar o kimbas de St Iria para a Povoa de St Iria e depois o autocarro que lhe passava à porta. De carro eram 5 minutos... esses 5 minutos não lhe davam para chegar ao comboio!

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MensagemEnviado: Quinta Dez 10, 2009 22:16:17 
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Nos dias de hoje a situação actual é pura e simplesmente inadmissível.

Até admito que vendam vários bilhetes respeitantes a cada "etapa" do percurso. O que não admito é que o bilhete A tenha de ser comprado num sítio, o bilhete B noutro, o C noutro ainda e por aí fora. Mais grave, muitas vezes o tempo disponível para o transbordo é curto, inviabilizando a compra nesse momento. Se por acaso não for possível comprar o bilhete para a segunda "etapa" na estação de origem... chapéu.

O cúmulo, para mim, é coisas do género ir de Vila Franca de Xira a Faro apanhando suburbano até ao Oriente e Pendular no resto do percurso. Basicamente, a pessoa tem de comprar o bilhete para o primeiro percurso na bilheteira dos suburbanos e depois ir à bilheteira AO LADO (as duas bilheteiras partilham, salvo erro, A MESMA SALA!!!!) comprar o bilhete para Faro!!!! Ao menos nestas situações podiam vender logo o "pacote" todo na bilheteira de Longo Curso!!! Mas não!!!!

E depois há a alergia da CP ao Multibanco... até nos pontos de venda de passes...

Nem vou comentar a "barreira" entre operadores, tipo CP / Fertagus. Pois se a CP tem "barreiras" dentro dela própria!


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MensagemEnviado: Quinta Dez 10, 2009 22:29:11 
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Joselini Escreveu:
E depois há a alergia da CP ao Multibanco... até nos pontos de venda de passes...


Nesta questão nunca tive razão de queixa, já cheguei a pagar o bilhete de Braga para a Trofa que são 1.80€, ou para o Porto que são 2.15€ como cartão multibanco e nada me disseram.

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MensagemEnviado: Quinta Dez 10, 2009 22:31:58 
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valeriodossantos Escreveu:
Joselini Escreveu:
E depois há a alergia da CP ao Multibanco... até nos pontos de venda de passes...


Nesta questão nunca tive razão de queixa, já cheguei a pagar o bilhete de Braga para a Trofa que são 1.80€, ou para o Porto que são 2.15€ como cartão multibanco e nada me disseram.


Aqui por Lisboa a maioria das máquinas não aceita cartão e a maioria das bilheteiras não tem Multibanco.

Só não digo "todas" em ambos os casos porque não tenho esse tipo de certeza :P


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MensagemEnviado: Quinta Dez 10, 2009 22:34:45 
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Quando fui de Serpins a Coimbra-Parque e volta, a maquineta do revisor já tinha multibranco por gsm!

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MensagemEnviado: Quinta Dez 10, 2009 23:17:44 
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Sempre achei que o futuro da bilhética da CP está nessas maquinetas.


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MensagemEnviado: Quinta Dez 10, 2009 23:36:10 
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Oponopono- Escreveu:
Até te vendiam no Sabugo um bilhete para Cacia com reserva de lugar no IC entre Lisboa e Aveiro. Os passageiros não eram obrigados a andar de IR. Por acaso o Sabugo já tinha telefones automáticos, era a única estação da linha do Oeste a te-los até à Figueira, que também tinha. Nessas não era preciso passar telefonema registado a pedir a reserva. Nas que não tinham telefone automático passava-se telefonema registado à central de reservas em Lisboa-P ou Porto-C para os comboios com reserva electrónica ou à estação onde o passageiro embarcava para os comboios sem ela e pedia-se a reserva. Os rápidos não eram tarifados ao quilometro. Tinham tarifa autónoma. A tarifa quilométrica de rápido apenas era usada para alguns descontos como por exemplo os quartos dos militares.

Verdade seja dita, quando alguém pedia um bilhete complicado os funcionários tentavam escapulir-se a passa-lo e tendo reserva de lugar pior um pouco. Mas insistindo passavam-no mesmo. Uma estação que passava muitos bilhetes para os Alfas era Cascais e não tinha computador nem nada que remotamente se lhe assemelhasse. Havia muita gente que ia à noite comprar bilhetes para o Alfa do dia seguinte, normalmente até, bilhete apenas de Santa Apolónia a Campanhã e volta.


apenas dei um exemplo mais comum... Nunca fui pessoa de alfas...
Ah creio que as caldas também tinham telefone automático interno

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MensagemEnviado: Sexta Dez 11, 2009 1:47:50 
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Quando fui de Serpins a Coimbra-Parque e volta, a maquineta do revisor já tinha multibranco por gsm!



:shock:

Começo a achar que as máquinas dos revisores fazem de bilheteira praticamente....

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MensagemEnviado: Sexta Dez 11, 2009 11:55:41 
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Quando fui de Serpins a Coimbra-Parque e volta, a maquineta do revisor já tinha multibranco por gsm!



:shock:

Começo a achar que as máquinas dos revisores fazem de bilheteira praticamente....


E as maquinas do revisores fazem o mesmo serviço que as bilheteiras, razão essa para que a CP vá fechando bilheteiras em várias estações, obrigando as pessoas a tirarem o bilhete no comboio junto do revisor.

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MensagemEnviado: Sexta Dez 11, 2009 18:43:49 
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Por essa razão são Operadores de Revisão e Venda.

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A CP - Caminhos de Ferro de Portugal defendeu hoje que a eliminação do comboio regional entre o Barreiro e o Algarve decorre dos reduzidos níveis de procura, referindo que vai haver um reforço da mobilidade a sul do Tejo.

"Em Novembro passado, nos cerca de 60 comboios efectuados (duas ligações diárias regionais Barreiro-Faro), apenas 345 passageiros com origem no Barreiro tiveram como destino uma estação algarvia e apenas 26 fizeram a ligação Barreiro-Faro", refere a CP em comunicado.

A CP salienta que o actual comboio regional Barreiro-Faro, efectuava um percurso de cerca de 290 quilómetros, com tempos de viagem da ordem das 04 horas e 20 minutos.

"A análise à oferta implementada, às taxas de ocupação dos diversos serviços na região e às solicitações de várias entidades e autarquias, nomeadamente na região do Alentejo, foi factor determinante para a implementação da decisão de alteração da oferta disponível, que ficou reforçada", refere.

Entre o Barreiro e Praias do Sado, os clientes têm à disposição o serviço de comboios urbanos da CP e no serviço regional, em vez dos actuais quatro comboios, passam a existir oito, sendo asseguradas as ligações Setúbal-Tunes, Funcheira-Tunes e Funcheira- Setúbal.

"Os novos horários regionais reforçam a conveniência na mobilidade diária para os clientes quer a Norte, quer a Sul, da Funcheira", refere o documento.

A CP explica que a ligação entre o Barreiro e o Algarve será assegurada através de enlace, no Pinhal Novo, aos comboios Alfa Pendular e Intercidades com destino a Faro, lembrando que a principal missão do serviço regional é assegurar a mobilidade "em percursos de curta/média distância".

A eliminação deste comboio já motivou protestos dos grupos parlamentares do PCP e de "Os Verdes".


11 de Dezembro de 2009 | 16:22

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Bom, se de inicio a notícia parecia má, agora parece-me bem mais animadora, com mais ligações da Funcheira para Norte e Sul. Só não compreendo porque que é que as Ligações Setúbal-Tunes não partem do Pinhal Novo. Mas deduzo que seja para limpar o corredor sub-urbano de qualquer comboio regional...


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MensagemEnviado: Sexta Dez 11, 2009 19:39:11 
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antes de mais, pese criticar o facto de haver ali umas ligações que se podiam estender a faro e ao barreiro há ali ligações que e chegar e virar e essas nada há a fazer!
De resto e bom ver a Cp a fazer coisas com pés e cabeça, as quais pode justificar! Neste caso os críticos praticamente não terão argumentos, salvo se defenderem uma melhoria significativa de frequências . Agora defender o horário anterior em detrimento do novo, revela um bocado de ignorância

A questão dos tarifários e outra história...

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MensagemEnviado: Sexta Dez 11, 2009 21:48:37 
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:shock:
Começo a achar que as máquinas dos revisores fazem de bilheteira praticamente....


A maquineta vende um bilhete Entrecampos-Bif. Lares-Alfarelos-Oriente coisa que na bilheteira é impossivel.

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MensagemEnviado: Sexta Dez 11, 2009 21:54:26 
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As máquinas actuais permitem fazer tudo, inclusivamente reservas de lugar se tiverem ligação para isso.

Mas, lá venho eu com as minhas antiquices de novo... Excepto reservas de lugar, não é nada que os revisores não fizessem há 20 anos. Já nessa altura e antes disso, nas estações sem bilheteira, podia comprar-se a bordo um bilhete de qualquer lado para um lado qualquer desde que não envolvesse comboios com reserva de lugar. Os revisores tinham consigo um quadro de distâncias igual ao das bilheteiras, simplesmente num formato menor, de forma a contarem os quilómetros e tinham consigo a tabela da tarifa geral, os quilómetros de que o Puro falou. Para emitir um bilhete era tudo quanto bastava.

Outros tempos...

(eu devo mesmo estar a ficar antigo...)


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MensagemEnviado: Sexta Dez 11, 2009 23:44:31 
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Agora defender o horário anterior em detrimento do novo, revela um bocado de ignorância

A questão dos tarifários e outra história...


Precisamente. Este novo horário vai beneficiar imensa gente que passa a dispor de uma maior mobilidade. Aliás, comparar estes horários com os de 2004 é como passar da noite para o dia nos Regionais da linha do Sul.
Perdem Évora e Beja que assim ficam mais longe, em termos de tempo, de Faro.

Quanto aos tarifários, deveriam ser imediatamente revistos por forma a não penalizar o transbordo. O que custa no transbordo não é o mudar de comboio. É mesmo ter de pagar mais do que a viagem directa, mesmo que seja feita em comboios de gama inferior.


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MensagemEnviado: Sábado Dez 12, 2009 5:59:37 
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O "novo" horario está 1001 vezes emlhor que o antigo.


Nem eprde o Pinhal Novo nem perde o Barreiro.


Sendo o Barreiro Servido amioriatiamente pelas estações de BarreiroA e Lavradio facilmente se justifica a ausencia de clientes no terminal dos barcos ... Bxbanheira , Alhos Vedros e Moita tambem não perdem nada com o fim da ligação ... agora o "suburbano" Setubal-alcaçer-funcheira e o suburbano Funcheira-Saboia-tunes é que tem pernas para andar. :twisted:



e eu só pergutno (á CP) ara quando pensam em criar um serviço suburbano Setubal-Poceirão-v.novas ... :yes:

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